3.0 Redundância do Tokgate S8/S16

A falta de conectividade é, sem dúvidas, um grande problema. Pensando nisso, uma das funcionalidades presente no Tokgate S8 e S16 é justamente voltada para reduzir as chances deste tipo de problema acontecer, possibilitando a configuração de um servidor redundante.

Como funciona a redundância?

Existem três parâmetros de servidores no qual o Tokgate pode estar operando, sendo eles:

  • Principal: O Tokgate sempre prioriza o servidor principal para operar;

  • Redundante Caso o servidor principal pare de responder, o redundante entra em ação;

  • Comutação local: Caso nenhum dos servidores (principal e redundante) respondam, a comutação local é ativada. Este modo tenta garantir a sobrevivência do Tokgate, mantendo a comunicação entre os ramais do Tokgate;

Basicamente, o funcionamento se dá da seguinte maneira:

  • Ao iniciar o Tokgate, o mesmo tenta registrar os usuários configurados enviando uma mensagem para o Servidor Principal. Caso o servidor principal responda essa mensagem ou permita o registro dos ramais, o sistema continua usando este servidor como referência;

  • Após um minuto enviando mensagens ao Servidor Principal, caso não haja resposta, o sistema migra automaticamente para o Servidor Redundante configurado;

  • Após um minuto enviando mensagens ao Servidor Redundante, caso não haja resposta, o sistema migra automaticamente para o modo de Comutação Local.

Informação | Comutação Local

O mecanismo de Comutação Local foi desenvolvido para tentar prover alguma comunicação caso ambos servidores (principal e redundante) estejam fora de alcance. Este é um mecanismo de emergência que permite aos ramais do FXS se comunicarem entre si até que um dos servidores volte a responder.

A qualquer momento em que o Servidor Principal volte a responder por 30 segundos a mensagem enviada, então, o sistema volta a utilizar o servidor principal como referência. O mesmo ocorre com o Servidor Redundante, porém, dando prioridade ao Servidor Principal. Para realizar a configuração de servidor SIP redundante, consulte o tópico Configurar Servidor SIP do Tokgate S8/S16.

Aviso | Funcionamento do Tokgate S8 e S16

  • Quando o equipamento está usando o Servidor Redundante ou quando ele está em modo de Comutação Local, o LED S2 permanece aceso. Para mais informações, consulte o tópico Funcionamento dos LEDs do Tokgate S8/S16;

  • Caso o ramal em questão não esteja devidamente registrado em um dos servidores, o tom de controle de chamada (normalmente em 425Hz) ficará intermitente, indicando que este ramal está sem registro;

  • Em caso de Comutação Local, o Ring do telefone será mais acelerado, indicando que alguém está chamando, porém, o equipamento está em modo de Comutação Local.

Atenção | Servidor redundante

Não é possível ter mais de um servidor redundante configurado no Tokgate FXS.

Exemplos de cenários envolvendo a redundância do Tokgate:

Tokgate S8/S16 + Central PABX (principal) + Central PABX (redundante)

Neste cenário, quando a Central PABX principal deixar de responder por um minuto, o Tokgate migra automaticamente para a Central PABX redundante.

Atenção | Migração de central

Para que a migração ocorra corretamente, é necessário que os usuários configurados no Tokgate estejam criados em ambas centrais PABX. Isso é necessário, devido ao fato do Tokgate utilizar os usuários e senhas configurados para registrar no servidor redundante ao fazer a migração.

Tokgate S8/S16 + Central PABX (principal) + Gateway (Chipway IP)

Neste cenário, quando a Central PABX principal deixar de responder por um minuto, o Tokgate migra automaticamente para a Chipway IP (lembrando que o Chipway IP deve estar configurado em modo Servidor). Porém, neste cenário em questão, o Chipway IP fornece um único usuário para registro, ou seja, apenas uma porta do Tokgate irá se registrar no Chipway IP. Além disso, apenas chamadas externas serão realizadas e recebidas, onde:

  • Para realizar chamadas: Basta discar o número externo e aguardar que a chamada seja efetuada;

  • Para receber chamadas: Todas as ligações recebidas pelo número do chip inserido no Chipway IP serão direcionadas para o ramal do Tokgate FXS que está registrado nele.

Tokgate S8/S16 + Central PABX (principal) + Gateway (Converte)

Neste cenário, quando a Central PABX principal deixar de responder por um minuto, o Tokgate migra automaticamente para a Converte (lembrando que o Converte deve estar configurado em modo Servidor). Porém, neste cenário em questão, o Converte fornece um único usuário para registro, ou seja, apenas uma porta do Tokgate irá se registrar no Converte. O Converte pode estar entroncado em alguma outra central PABX (via conector E1), para realização e recebimento de chamada, podendo ter apenas uma chamada ativa.

  • Para realizar chamadas: Basta discar o número externo e aguardar que a chamada seja efetuada;

  • Para receber chamadas: As ligações recebidas pelo Converte serão direcionadas para o ramal do Tokgate FXS que está registrado nele, lembrando que apenas um canal por vez poderá ser atendido.