6.2.5 Configurar Definições SIP e Definições FXO no Tokgate o2

Para realizar as configurações referente às definição SIP e de definição FXO, acesse o menu Geral localizado na lateral esquerda.

Definições SIP

As configurações disponíveis referentes às definições SIP são:

  • Ignorar hosts: Mantenha em Não para contribuir com a segurança, ou seja, para que o Tokgate o2 restrinja os pacotes aceitos. Caso a opção marcada seja Sim, o Tokgate o2 irá relaxar em questões de segurança na sintaxe SIP, aceitando pacotes preenchidos erradamente no que tange à identificação de hosts, desde que não essenciais à negociação SIP.

  • Tipo de discagem (DTMF relay): Selecione o método de DTMF relay que sua central externa utiliza: Nenhum, RFC2833/4733 ou SIP INFO.

  • DTMF relay sob G711: Determine se deseja que o dispositivo Tokgate o2 faça relay de DTMF quando tiver negociado CODEC G711 (PCMA ou PCMU). Esses CODECs têm a propriedade de ser transparente aos tons DTMF, muitas vezes causando problemas de dupla interpretação de tom quando o mecanismo de relay é ativado.

  • Codec Telephone Event (PT): Informe qual o Payload Type (PT) do codec de sinalização tonal a ser utilizado (de 96 a 127), ou deixe em branco. O preenchimento do Payload Ttype é essencial no caso de ser desejável relay de DTMF por RFC2833/4733.

  • Expires: Caso o Tokgate o2 esteja operando em modo:

    • Cliente: Determina quanto tempo em segundos será solicitado ao servidor externo como tempo de manutenção de registro;

    • Servidor: Determina qual o tempo mínimo de registro que esse dispositivo admite.

  • Tempo máximo sem RTP: Dispositivo de segurança, anti-bloqueio acidental das portas FXO. Determine qual o tempo (em segundos) que o dispositivo Tokgate o2 tolera a falta de fluxo RTP, após a ligação ter sido estabelecida. A ausência de recepção de fluxo RTP continuamente, pelo tempo estabelecido derruba a ligação em curso. A inspeção de tempo máximo sem RTP pode ser desabilitada, para isso, basta marcar o checkbox Desabilitar.

Após finalizar as configurações, clique no botão Aplicar.

Definições FXO

As configurações disponíveis referentes às definições FXO são:

  • Modo Identificador de Chamadas: Configure aqui de que forma a linha analógica transporta a identidade do chamador, em ligações que entram via FXO, sendo elas:

    • Auto DTMF/FSK: O Tokgate o2 tenta interpretar ambos os métodos mas a identificação da presença de ligação fica mais lenta, já que precisa aguardar pelo segundo toque;

    • FSK: Use essa configuração se tem certeza que a identidade da origem vem via FSK;

    • DTMF: Use essa configuração se tem certeza que a identidade de origem vem via DTMF;

  • Tempo Limite de Conversação (s): Dispositivo de segurança, anti-bloqueio acidental das portas FXO. Determine qual o tempo em segundos que o dispositivo Tokgate o2 aceita que uma ligação fique estabelecida. Ao atingir o tempo configurado, a ligação é encerrada. Esse recurso pode ser desabilitado em redes seguras, para isso, basta marcar o checkbox Inifnito;

  • Tempo para considerar atendida a ligação SIP → FXO (s): Linhas FXO não informam o momento de atendimento do destino. Ajuste nesse campo um tempo que julga razoável para dar como atendida uma ligação encaminhada para tronco FXO. Esse tempo não traz impacto na operação em si, mas reflete-se na bilhetagem do servidor. Um tempo muito pequeno bilhetará ligações que podem nem ter sido atendidas. Um tempo longo pode nem bilhetar uma ligação muito curta;

  • Tempo BloqDDC, Atendimento (ms): Caso esteja habilitado, o recurso de bloqueio de ligações a cobrar (Bloqueio DDC) determina por quantos milissegundos o Tokgate o2 atenderá e manterá atendida a chamada antes de desligar momentaneamente;

  • Tempo BloqDDC, Abertura (ms): Caso esteja habilitado, o recurso de bloqueio de ligações a cobrar (Bloqueio DDC) determina de quantos milissegundos será a abertura momentânea nas portas FXO;

  • Line Echo Canceller: Determina se o mecanismo cancelador de eco deva estar habilitado durante as ligações;

  • Call Progress Detection: Determina se o Tokgate o2 deva atentar-se para a sinalização de áudio na porta FXO, com intuito de antecipar-se a situações de desligamento (presença de tom de ocupado), presença de tom de discar, presença de atividade de voz (atendimento). O presente recurso não é essencial, na sua falta o sistema usa temporização para identificar as fases da ligação, mas é útil como dispositivo de segurança anti-bloqueio. Desative-o somente se identificar que sua ação está sendo prejudicial ao sistema, por falsas detecções, por exemplo, na presença de ruídos na linha.

  • Bloqueio de DDC: Determina se o mecanismo de rejeição de ligações a cobrar deve ser ativado ou não, para todas as ligações de entrada, no sentido FXO → SIP. No caso de ativo, todas as ligações atendidas passam por um procedimento “atende/desliga/re-atende” que na prática derruba ligações a cobrar. Como o sistema não sabe quais são as ligações a cobrar que chegam, procede assim para todas as ligações, oferecendo, na prática, um pequeno atraso durante o processo para completar a ligação.

Após finalizar as configurações, clique no botão Aplicar.