Como usar os modelos de mensagem no BOT receptivo

Utilize o menu Configurações - Modelos de mensagens para criação de templates. Acompanhe a seguir um exemplo de atendimento receptivo do Hotel Leucotron.

Veja primeiramente os modelos criados para adição no fluxo receptivo:

Imagem 1 - Status | Estadia do Hotel
Imagem 2 - Opções | Não hóspedes

 

 

 

Depois, foi necessário criar um novo fluxo de atendimento para adição das mensagens e demais itens essenciais para o atendimento automático. Importante destacar que, ao utilizar modelos de mensagens em fluxos receptivos, é necessário colocar na sequência uma condição que irá validar o texto ou número da mensagem selecionada pelo contato, isto é, o conteúdo do botão ou título da lista associando-o a variável MESSAGE_FLOW, padrão para captura da última mensagem encaminhada ou selecionada.

 

 

 

 

 

Seguindo o padrão da estrutura acima, é possível otimizar os atendimentos, porém é necessário lembrar que o modelo de mensagem não é suportado na maior parte dos canais de atendimento. É possível validar em quais o fluxo com este componente pode ser adicionado pelo campo Dicas em cada opção do menu Canais. O modelo em si também possui restrições, por exemplo, limite na quantidade de botões nas templates, mas como alternativa pode ser utilizado o modelo em lista, que permite mais opções para seleção.

Saiba mais sobre o formato dos modelos de mensagens em: 7.8 - Modelos de Mensagens

O fluxo que contém estes modelos fica restrito para funcionamento no canal WhatsApp. Para os demais, se desejar utilizar a mesma estrutura é necessário substituir os modelos por menu de opções.


Voltar para Conecta | Plataformas de Atendimento

Voltar para Tutoriais de Produtos