134M04 - Guia de Formatação do CentOS para Aplicações Leucotron

TítuloGuia de Formatação do CentOS para Aplicações Leucotron
Código134M04R4
Atualização31/08/2021


Informação | Atualização de conteúdos

As especificações descritas neste guia estão sujeitas à alterações sem aviso prévio devido aos contínuos aperfeiçoamentos dos produtos e serviços oferecidos pela Leucotron.

As aplicações Leucotron (Flux IP e IP Host) devem ser instaladas em servidores com Sistema Operacional CentOS 7. Ambos sistemas são instalados na partição root do CentOS e utilizam esta como unidade de armazenamento principal. Desta forma é necessário atentar-se durante o processo de formatação do servidor e instalação do CentOS para garantir que o disco seja particionado como necessário.

Para facilitar a expansão do armazenamento sem parar o sistema, o formato de partição que deve ser utilizado é o LVM (Logical Volume Manager). Este método de particionamento cria um grande disco virtual envolvendo os dispositivos de armazenamento existentes. 


Atenção | LVM não é backup

LVM é um formato de partição que facilita a expansão de armazenamento do sistema caso haja necessidade de atender maiores volumes de armazenamento, porém isso não é backup e por si só não garante a recuperação dos dados do sistema. Para garantir a recuperação dos dados do sistemas em eventuais ocorrências, é necessário seguir os procedimentos de backup recomendados em cada produto.


O objetivo deste Guia é mostrar o passo a passo de instalação do CentOS nos servidores que receberão IP Host ou Flux IP de modo a garantir o correto funcionamento das aplicações. Para correta formatação, siga os passos descritos a seguir:

  1. Realizar boot para ISO de instalação CentOS
  2. Selecionar idioma de instalação
  3. Habilitar rede do CentOS
  4. Configurar destino da instalação
  5. Selecionar disco e opção de particionamento
  6. Excluir partições existentes (Apenas quando houver partição existente)
  7. Criar as partições necessárias para instalação do CentOS
  8. Iniciar a instalação do CentOS
  9. Definir senha raiz para o usuário root
  10. Aguardar término e reiniciar para concluir a instalação
  11. Verificar particionamento do servidor


Passo 1: Realizar boot para ISO de instalação CentOS

Faça o download da ISO do Sistema Operacional CentOS Minimal (versão 7.9.2009 disponível em http://isoredirect.centos.org/centos/7/isos/x86_64/) e crie um pendrive bootável para instalação do mesmo (O pendrive pode ser gerado utilizando o software Rufus (Windows) ou através do Criador de Discos do Ubuntu). Insira o pendrive no servidor e altere a prioridade de boot da BIOS para o pendrive inserido. 

Após realização do boot pelo pendrive, aparecerá a tela para instalação do Sistema CentOS. Selecione a opção "Install CentOS 7" e tecle "Enter".



Passo 2: Selecionar idioma de instalação

Selecione o idioma Português (Brasil) e clique em "Continuar". A partir deste ponto da instalação, já é possível utilizar o mouse para seleção das opções desejadas.



Passo 3: Habilitar rede do CentOS

Após definir o idioma, clique em "Rede e Nome do Host" na tela de instalação do CentOS conforme indicado na figura a seguir.



Na tela de configurações da rede conforme indicado na figura, faça:

  1. Habilite a interface de rede (Verifique se os parâmetros de rede obtidos estão de acordo com a rede conectada ao servidor e se a interface está com o status "Conectado");
  2. Clique em "Finalizado" para concluir a configuração da rede (Verifique se o status da rede está como conectada na tela de resumo da instalação após clicar em "Finalizado").



Passo 4: Configurar destino da instalação

Após configurar a rede é necessário selecionar o destino da instalação. Para fazer isso, na tela que aparecer clique em "Destino Instalação".



Passo 5: Selecionar disco e opção de particionamento

Os passos 5 e 7 são os de maior importância e requerem maior atenção no processo de instalação, pois deve-se configurar um particionamento manual para a instalação, não podendo habilitar a opção de "Configurar automaticamente o particionamento"

Conforme indicado na figura a seguir:

  1. Clique sobre o disco onde será instalado o CentOS;
  2. Marque o opção "Eu irei configurar o particionamento";
  3. Clique em "Finalizado".


Informação | Servidores com mais de uma unidade de armazenamento

  1. No processo de formatação de servidores para instalação do IP Host, caso o servidor possua mais de uma unidade de armazenamento (HD/SSD), será necessário selecioná-las em "Discos Padrões Locais" para configurar o particionamento manual. Todas as unidades de armazenamento serão tratadas como um único grupo lógico de armazenamento.
  2. Na preparação do servidor para instalação do Flux IP, caso o servidor possua um SSD onde a aplicação rodará e um HD para armazenamento em massa das gravações, o CentOS deverá ser instalado apenas no SSD e após a instalação do Flux no servidor, é necessário executar um procedimento disponível no Manual Técnico de Configuração do Flux IP para direcionar as gravações para o HD disponível.



Passo 6 (Apenas quando houver partição existente): Excluir partições existentes


Atenção | Partições anteriores

Caso esteja instalando o CentOS em um servidor que contenha partições de instalação sistemas anteriores, é necessário excluir todas elas para criar as partições da maneira correta. Se não houver nenhuma partição, avance para o próximo passo.


Para remover as partições de instalações anteriores, conforme ilustrado na figura a seguir faça:

  1. Clique sobre a instalação atual;
  2. Clique no ícone de menos (-) para remover a partição;
  3. Marque o checkbox para deletar todos os arquivos da instalação anterior. Isso removerá todas as partições e arquivos da instalação anterior;
  4. Clique em "Deletar isto" para remover o particionamento.

Após isso, prossiga para o próximo passo.



Passo 7: Criar as partições necessárias para instalação do CentOS


Atenção | Sistema de Arquivo das Partições do CentOS

Na criação das partições no CentOS é obrigatória a utilização do formato Ext4 para o sistema de arquivo de TODAS as partições do servidor onde as Aplicações Leucotron serão instaladas. Este formato de sistema de arquivos minimiza a probabilidade de corrompimento de pastas e arquivos por parte do sistema operacional que pode impactar no funcionamento das Aplicações Leucotron instaladas no CentOS.


Na tela de particionamento manual, selecione o esquema de particionamento "LVM" e clique em "Clicar aqui para criá-las automaticamente". Por default serão criadas as partições /home (centos-home), /boot, / (centos-root) e swap (centos-swap).



Clique sobre a partição /home (centos-home) e em seguida clique sobre no botão menos (-) para excluir a partição selecionada. Esta partição não é necessária para instalação dos sistemas da Leucotron.



Após excluir a partição /home, é necessário alocar o espaço liberado da mesma para a partição / centos-root. Para tal, conforme indicado na figura a seguir, faça:

  1. Clique sobre a partição / centos-root;
  2. Apague o conteúdo do campo "Capacidade Desejada";
  3. Altere o formato do Sistema do Arquivo para ext4
  4. Clique em "Atualizar Configurações". Isso fará com que todo o espaço livre disponível seja alocado na partição root do CentOS;
  5. Clique em "Finalizado" para concluir as configurações de particionamento.

Informação | Nome do Volume Group

O nome indicado no campo "Volume Group" indica o agrupamento de armazenamento no qual deverá ser adicionado mais volume de armazenamento caso haja necessidade de expansão.



Ao clicar em finalizado, aparecerá um pop-up com as mudanças realizadas no particionamento. Confirme elas clicando em "Aceitar Alterações". Feito isso, siga para o próximo passo.



Passo 8: Iniciar a instalação do CentOS

Após concluir as configurações de destino, na tela de resumo da instalação, clique em "Iniciar Instalação". Será necessário definir a senha do usuário root (ver próximo passo).



Passo 9: Definir senha raiz para o usuário root

Clique em "Senha Raiz" conforme indicado na figura a seguir.



Na tela de definição da senha root, conforme indicado a seguir, faça:

  1. Insira a senha desejada para o usuário root no campo "Senha Raiz";
  2. Confirme a senha no campo "Confirmar";
  3. Clique em "Finalizado" para concluir a definição da senha.



Passo 10: Aguardar término e reiniciar para concluir a instalação

Aguarde a conclusão da instalação e quando o processo estiver concluído, aparecerá a mensagem da figura a seguir no rodapé da tela. Clique em "Reinicializar" para concluir o processo de instalação do software.



Passo 11: Verificar particionamento do servidor

Após reiniciar o servidor, verifique se o particionamento foi realizado conforme necessário. Para tal, utilize o comando df -h no terminal do CentOS. É necessário que o volume de armazenamento exigido no IP Host ou Flux IP esteja alocado na partição montado em / conforme indicado na figura a seguir.