Os A configuração de Campos Adicionais são tem como objetivo a definição das opções de armazenamento de dados no fluxo, que podem ser visualizados nos contatos dos clientes como nas configurações dos contatos nas informações cadastradas, como, pro por exemplo, número de matrícula.
Acesse o menu “Configurações” - “Campos Adicionais” e inicie o cadastro, como na tela abaixo:
...
Adicione o nome e uma breve descrição. Em “Tipo de Validação”, selecione a informação que será analisada, como, por exemplo, CEP, CPF ou e-mail. Adicione o parâmetro de comparação: igual, maior, menor, que é algo que não vem predefinido na plataforma, mas pode ser algo muito utilizado dependendo do tipo de estabelecimento.
Para visualizar os campos adicionais existentes ou configurar novos, acesse o menu Configurações – Campos Adicionais. Uma tabela com as principais informações dos campos criados e possibilidade de edição estão na tela em que o menu mencionado direciona. Para criar um novo campo, utilize o botão de adição no canto inferior direito da tela. Ao clicar nesse botão, a área de cadastro aparecerá, conforme abaixo:
...
Em Nome e Descrição, insira as informações desejadas que servirão para identificação dentro da plataforma. Em seguida, acrescente o tipo de validação que o campo terá, sendo as opções, as seguintes:
Caracteres alfabéticos e caracteres especiais ou com pontuação.
Números e pontuação ou apenas números.
E-mail, CPF, CNPJ ou CEP.
Info |
---|
Em Nome, os espaços colocados serão substituídos por “_”. |
Após o tipo de validação, adicione a condição de parâmetro de comparação, podendo ser as seguintes: >=, <=, <>, = e, logo após, o total de caracteres que se deve ter. Em seguida, analise as opções e selecione conforme sua preferência . Ao finalizar, clique em “Salvar”e necessidade. Armazene o cadastro feito por meio do botão Salvar.
Obrigatório: se o campo adicional é obrigatório ser cadastrado.
Permitir busca: se o campo adicional pode ser capturado em relatórios.
Descrição para o agente: se o campo adicional tem descrição permitida ao agente.
Identificador único: se o campo adicional terá um identificador único.
Criptografado/confidencial: se os dados colocados no campo terão esses padrões de segurança.
Importante destacar que o tipo de validação é importante caso se queira a certeza de que o contato digitou a informação que estará no seu cadastro corretamente. Para isso, há os dois campos a frente indicando a condição para o que foi digitado e o total de caracteres. Pode-se, por exemplo, na informação de CPF, limitar a condição e caracteres para “= 11 caracteres”, pois é assim que essa informação é para todos. Não é obrigatório o preenchimento desses campos.
Tip |
---|
Com os campos adicionais cadastrados, o sistema estará pronto para armazenar, no cadastro do contato, as informações digitadas, para futuras consultas. |
...