Skip to end of metadata
Go to start of metadata

You are viewing an old version of this page. View the current version.

Compare with Current View Page History

Version 1 Next »

Sabemos que para iniciar uma conversa, em particular para o canal WhatsApp, é necessário enviar um modelo de mensagem (Ou HSM) pré aprovado pela META. Mas como tornar essa mensagem mais amigável e próxima ao usuário na plataforma Conecta? É sobre isso vamos comentar aqui: a possibilidade de usar os campos adicionais em mensagens ativas.

O campo adicional, por si só, tem a função de armazenar uma informação que ficará vinculada ao cadastro do contato na ferramenta. Desse modo, não havendo uma ação do administrador ou agente apagar aquela informação, ela sempre estará disponível para consulta ou uso em aplicações como essa que vamos sugerir.

Um exemplo, é quando o agente precisa mencionar o nome da empresa, o identificador de um ticket, um assunto em específico ou, ainda, em caso de agendamentos por exemplo, informar local, horário e data.

Passo a passo

  1. Finalidade de uso
    Primeiro, defina para qual finalidade um campo será utilizado. Anteriormente foram dados alguns exemplos.

  2. Criação dos campos adicionais
    Tendo definido a finalidade de uso dos campos para as mensagens, é hora de criar os campos adicionais na tela administrativa e sugerimos que para cada informação, seja definido um campo adicional separadamente. O que queremos dizer? Que, caso você queira informar local, data e horário, será criado um campo para local, um campo para data e um campo para horário. Não é recomendado usar estas informações juntas já que pode impactar negativamente a visualização posterior na template que for encaminhada, depois que houver a substituição dos dados. Ficará mais claro essa visualização a frente deste artigo.

  3. Verificar atualização nos cadastros
    Assim que criar os campos adicionais, acesse a aba Contatos da tela administrativa e confirme se os campos já estão visíveis no cadastro de um contato, mesmo que vazios por enquanto. Com essa confirmação, siga para o item 4.

  4. Edição manual ou por importação de contatos
    Aqui, você tem duas opções: se a informação que você quer associar aos contatos é para um grande número de contatos, por exemplo sabendo o número do contato, você quer cadastrar ali o nome da empresa dele no cadastro, o cadastro da empresa irá variar, correto? Para esse primeiro cenário, você poderia usar a importação de contatos em txt. Depois que trazer esse documento no formato que a plataforma aceita, você apenas associa os campos nome, whatsapp business e empresa na configuração da importação e ao final opta por “Sobreescrever valores com os do arquivo”.
    Se optar não seguir pela atualização em massa, como foi sugerido na importação, seu agente pode realizar o processo manualmente. Inicialmente, é necessário que ele acesse a tela operacional e clique no ícone de WhatsApp. Depois, pesquise pelo contato e nos …, clique para “Editar contato”. Ao descer a tela de edição, ele verá também os campos criados, podendo preencher com os dados desejados. Por exemplo, se estivermos falando de um agendamento, informar em cada campo loca, data e hora. Depois, clicar para salvar.

  5. Criação template
    Com a definição de finalizade de uso do campo e criação deste, o administrador já pode realizar o cadastro da mensagem desejada em HSM/modelo de mensagem, lá na tela administrativa. O processo é o mesmo, como detalhado em ambas documentações, a diferença é que no campo de variáveis você irá selecionar os campos criados.

  6. Template aprovada e agora?
    Agora é simples! Basta seguir uma das orientações do item 4 e após envio da template a variável informada deve ser substituida de forma personalizada para cada contato que teve seu cadastro atualizado e recebeu a mensagem.

  7. Simulação
    Confira abaixo uma simulação do uso de campos adicionais em mensagem ativa a partir do agente:

  • No labels