Para prover o repasse das ligações entre as Portas VoIP é necessário configurar o roteamento do Tokgate i30. As Tabelas de Roteamento são estruturas que formam regras que definem basicamente o que fazer com cada ligação que chega em cada uma das portas, configurando para onde enviá-la.
As regras não agem sobre pacotes individuais de rede e sim sobre uma transação SIP, que pode conter inúmeras mensagens, definindo atitudes que serão tomadas para encaminhar as mensagens para o destino pretendido. A atitude configurada é unica para toda a transação independente do número de mensagens SIP que ela possui. Pode-se dizer então que as regras da Tabela de Roteamento agem somente para mensagens SIP que iniciam transações.
Existem dois tipos de tabela de roteamento:
Tabela de Roteamento de INVITE: conjunto de regras globais (mesma tabela vale para todas as portas VoIP), que define como repassar mensagens INVITE e todas que se apresentarem no contexto do INVITE inicial.
Tabela de Roteamento NON-INVITE: conjunto de regras globais que define como repassar mensagens avulsas, não contidas no contexto de ligações, como mensagens OPTIONS por exemplo.
Todas as mensagens que que iniciam transações que chegam ao sistema, independente da porta ou modo de funcionamento, têm suas informações básicas extraídas e encaminhadas à Tabela de Roteamento adequada. As regras lidam com as seguintes informações retiradas da mensagem original:
Número a discar: Identifica qual o número PSTN ou destino final da ligação;
Usuário de origem: No caso de portas VoIP em modo cliente ou servidor, identifica qual é o peer em torno do qual a ligação se estabeleceu;
Porta VoIP de origem: Qual a interface física pela qual a ligação se apresentou;
Host de origem: Útil em ligações estabelecidas através de portas VoIP em modo SIP TRUNK, identificando qual o host que originou a mensagem.
Para configurar as Tabelas de Roteamento clique no menu “Roteamento” na barra lateral do Configurador Web. Para saber como proceder na configuração, consulte os tópicos a seguir: