6.2.2 Configurar Modo de Operação e Servidor SIP Remoto do Tokgate o2

Para configurar o modo de operação do Tokgate o2, clique no menu Geral localizado na lateral esquerda.

Na seção Modo de Funcionamento, selecione o modo de operação em que o Tokgate o2 irá operar, sendo eles:

Servidor SIP

Neste modo, o dispositivo funciona como servidor SIP para a central telefônica externa. Aguarda que a central faça registros ativamente de até dois endpoints, cada qual representando uma linha analógica. Sempre que uma ligação tocar através da linha analógica, encaminhará a ligação para a central externa em nome desses endpoints. Sempre que a central externa direcionar uma ligação via SIP em nome desses endpoints, repassará a ligação à linha analógica correspondente, desde que cumpra os requisitos de autenticação (usuário/senha).

Cliente SIP

Neste modo, o dispositivo funciona como cliente SIP da central externa. Ele próprio faz ativamente registro de até dois endpoints, cada qual representando uma linha analógica. Sempre que uma ligação tocar através da linha analógica, encaminhará a ligação para a central externa em nome desses endpoints, cuidando de fazer a autenticação que a central solicitar (usuário/senha). Sempre que a central externa direcionar uma ligação via SIP em nome desses endpoints, repassará a ligação à linha analógica correspondente.

SIP Trunk

Nesse modo não há autenticações, nem em ligações de entrada, nem de saída. Não há registros envolvidos e ligações SIP destinadas ao dispositivo sempre serão repassadas às linhas analógicas. Ligações que tocarem através linhas analógicas, sempre serão direcionadas à central externa.

Ao selecionar o modo Cliente SIP ou SIP Trunk, será necessário configurar também o endereço IP e Porta do Servidor SIP Remoto principal e redundante.

  • Servidor principal: Endereço IP do servidor principal do Tokgate;

  • Porta SIP do servidor principal: Porta UDP do servidor principal do Tokgate;

  • Servidor redundante: Endereço IP do servidor redundante do Tokgate;

  • Porta SIP do servidor redundante: Porta UDP do servidor redundante do Tokgate.

Aviso | Servidor redundante

Para que a redundância ocorra de maneira correta, é necessário que o servidor redundante seja um espelho do servidor principal, ou seja, que possua as mesmas configurações para que o Tokgate o2 consiga realizar a troca entre os servidores corretamente. Se o Tokgate o2 estiver configurado no Modo Cliente, é necessário que exista o mesmo usuário e senha para registro no servidor redundante.

Feito isso, para aplicar as configurações realizadas, clique no botão "Aplicar" localizado no final da página.

Dica | Redundância do Tokgate

Para mais informações sobre o funcionamento da redundância no Tokgate, consulte o tópico Redundância do Tokgate o2.