6.1 Configuração rápida do Tokgate o2

Para configurar o Tokgate de modo rápido, basta clicar no botão “Configuração rápida” localizado na tela de Informações do sistema do configurador Web.

Na tela de Configuração rápida do Tokgate o2, clique no botão “Próximo” para avançar para as próximas telas.

Configurações de Rede

Na seção Configuração IP, configure o tipo de IP, sendo eles:

  • DHCP: O Tokgate obtém as informações de rede automaticamente, como endereço IP, máscara e gateway.

  • Estático: O usuário configura as informações de rede para o Tokgate. Ao selecionar esta opção, informe o Endereço IP fixo disponível na rede, a Máscara de sub-rede e o Gateway padrão da rede.

Dica | Informações de rede

Para obter as informações sobre o endereço IP fixo, máscara de sub-rede e gateway padrão entre em contato com o administrador de rede.

Aviso | Acesso ao Tokgate

Ao configurar um endereço IP do tipo Estático, lembre-se que o acesso ao Tokgate será realizado através do Endereço IP configurado na porta fixa 8080 (IP:8080). Utilizando a imagem como exemplo, o acesso ao Tokgate seria realizado através do endereço: 192:168.8.14:8080

Configurações do Modo SIP

Na seção Modo de operação, selecione o modo de operação em que o Tokgate o2 irá operar, sendo eles:


Servidor SIP

Neste modo, o dispositivo funciona como servidor SIP para a central telefônica externa. Aguarda que a central faça registros ativamente de até dois endpoints, cada qual representando uma linha analógica. Sempre que uma ligação tocar através da linha analógica, encaminhará a ligação para a central externa em nome desses endpoints. Sempre que a central externa direcionar uma ligação via SIP em nome desses endpoints, repassará a ligação à linha analógica correspondente, desde que cumpra os requisitos de autenticação (usuário/senha).


Cliente SIP

Neste modo, o dispositivo funciona como cliente SIP da central externa. Ele próprio faz ativamente registro de até dois endpoints, cada qual representando uma linha analógica. Sempre que uma ligação tocar através da linha analógica, encaminhará a ligação para a central externa em nome desses endpoints, cuidando de fazer a autenticação que a central solicitar (usuário/senha). Sempre que a central externa direcionar uma ligação via SIP em nome desses endpoints, repassará a ligação à linha analógica correspondente.

SIP Trunk

Nesse modo não há autenticações, nem em ligações de entrada, nem de saída. Não há registros envolvidos e ligações SIP destinadas ao dispositivo sempre serão repassadas às linhas analógicas. Ligações que tocarem através linhas analógicas, sempre serão direcionadas à central externa.

Ao selecionar o modo Cliente SIP ou SIP Trunk, na seção Servidor SIP Remoto será necessário configurar também o endereço IP e Porta do servidor SIP remoto principal.

  • Servidor principal: Endereço IP do servidor principal;

  • Porta SIP do servidor principal: Porta UDP do servidor principal.

Configurações de Usuários

Cada porta FXO tem seu próprio usuário e senha para autenticação. Caso o Modo de Funcionamento seja:

  • Servidor SIP: A porta FXO recebe registros, e esse par usuário/senha é utilizado para autenticar essas tentativas de registro e tentativas de gerar ligação no sentido SIP → FXO.

  • Cliente SIP: A porta FXO fará registros ativos num servidor externo e esse par usuário/senha é utilizado para autenticar registros e ligações promovidos pelo Tokgate o2 no sentido FXO → SIP

  • SIP Trunk: Os campos são ignorados.

Dica | Usuário único

Se necessário, é possível utilizar apenas um único usuário e senha, para isso basta marcar o checkbox “Usuário Único”. Nesse modo, existirá apenas um registro, compartilhado por ambas as portas FXO que, no caso de chamadas no sentido SIP → FXO, são alocadas automaticamente, de acordo com disponibilidade.

A configuração de usuário único é recomendada principalmente em duas situações:

  1. Quando apenas 1 porta FXO for ser utilizada. Neste caso o Tokgate não irá encaminhar nenhuma chamada para a porta que estiver desconectada;

  2. Quando o Tokgate o2 for utilizado em Modo Cliente juntamente com uma central Flux IP.

Após informar o usuário e senha, as demais configurações disponíveis são:

  • Sob toque FXO, chamar: Quando uma ligação se apresenta na porta FXO, ela traz consigo a identidade do chamador, mas não traz a identidade do ramal ou serviço alvo (destino), simplesmente toca. Insira nesse campo, para cada porta FXO, para onde deve ser encaminhada as ligações de entrada. A falta do preenchimento desse campo fará com que a ligação seja encaminhada para “unknown@<servidor remoto>”;

  • Somente do Host: Dispositivo de segurança anti-invasão, especialmente útil no caso de modo SIP Trunk. Indique qual é o único IP de endpoint externo que está autorizado a interagir com o Tokgate o2, para aquela porta FXO configurada. Se esse campo permanecer em branco, significa que qualquer endpoint é aceitável;

  • Habilitar chamadas SIP → FXO: Ative esta opção para que as ligações no sentido SIP → FXO sejam aceitas nessa porta. Desative se a porta não deve ser acessada por ligações SIP → FXO (eventual ligação será recusada);

  • Habilitar chamadas FXO → SIP: Ative esta opção para que as ligações no sentido FXO → SIP sejam aceitas nessa porta. Desative se a porta não deve ser acessada por ligações FXO → SIP (eventual ligação será ignorada).

Após finalizar as configurações, clique no botão Aplicar localizado no final da tela de Configuração rápida do Tokgate o2.