3.15 - Google Chat

Requisitos do canal:

  1. Empresa deve possuir uma conta no Google Workspace.

  2. Necessário configurar um bot para funcionamento deste canal, conforme roteiro abaixo.

  3. O bot pode ficar apenas disponível para o domínio da empresa ou público.

  4. Somente usuários com conta comercial possuem permissão para acessar bots no Google Chat.

Para ativar o canal do Google Chat, com uma conta do Google Workspace, inicialmente é necessário utilizar o e-mail de login para criar uma conta no Google Cloud Platform (GCP). Após isso, deve-se acessar a conta no GCP, clicar em Console, depois, no ícone de abertura de menu no canto superior esquerdo para abrir as demais funções e direcionamentos e, por fim, abrir a opção IAM e administrador”, seguida de “Contas de Serviço”. Nessa aba, insira um nome e uma descrição para identificar o projeto. O campo ID da conta de serviço será preenchido automaticamente. Para concluir, clique em “Criar e Continuar”. Veja:

Imagem 1 - Passo 1 - Configuração no GCP
Imagem 2 - Passo 2 - Contas de Serviço
Imagem 3 - Passo 3 - Criação Conta de Serviço
Imagem 4 - Passo 4 - Detalhes Conta de Serviço

No segundo tópico, selecione o papel Proprietário. Para encontrá-lo, filtre por proprietário e faça a seleção. Após isto, deve-se clicar em Concluir para finalizar. Agora, deve-se localizar o projeto recentemente criado. Isso é realizado entrando no sub-menu lateral Ações e clicando em “Gerenciar chaves” - “Adicionar chave” - “Criar nova chave”. Escolha a opção JSON para criar uma chave privada que ficará disponível nos downloads da máquina que está utilizando para criação do projeto. Para continuar as configurações, deve-se clicar em Fechar. Agora, é importante localizar a chave em seu explorador de arquivos. Veja:

Imagem 5 - Passo 5 - Papel proprietário
Imagem 6 - Passo 6 - Gerência de chaves
Imagem 7 - Passo 7 - Criação de chave
Imagem 8 - Passo 8 - Criação chave JSON
Imagem 9 - Passo 9 - Chave JSON gerada

Após a criação e armazenamento da chave JSON do projeto, é preciso localizar a API do Google Chat na barra de pesquisa superior, selecioná-la e clicar em Permitir para habilitar a API ou Gerenciar, caso ela já esteja ativa neste projeto.
Em Configuração, deve-se preencher os campos com as informações certas explicadas a seguir: Em “Nome do Bot”, uma identificação para ele para futura interação, menção e localização. Em “URL do avatar” é preciso inserir uma URL HTTPS direcionando-a para uma imagem gráfica quadrada (ex.: PNG/JPEG), de no mínimo 128x128. Este campo é solicitado pelo Google e seu preenchimento será visualizado como avatar do bot. Em Descrição, se deve descrever a finalidade de utilização deste bot e em Funcionalidade, as duas caixas de seleção devem ser habilitadas. Por fim, em “Configurações de conexão”, é necessário selecionar a opção “Bot URL”. Veja:

Imagem 10 - Passo 10 - API Google Chat
Imagem 11 - Passo 11 - Ativação API
Imagem 12 - Passo 12 - Configurações
Imagem 13 - Passo 13 - Bot URL

Para publicar seu bot posteriormente, visualize as diretrizes que o Google utiliza para revisar seu aplicativo por este link. É importante destacar que, nesse primeiro momento, o bot estará disponível apenas para os usuários com o domínio da própria empresa. Caso deseje que seja público, é preciso ver as instruções ao final dessa página ou por aqui.

Ativação do canal na plataforma

Para ativar o Google Chat, vá até o menu Canais e, no ícone de adição superior, o escolha entre as opções. Preencha os campos conforme solicitado e atente-se a caixa de informações que contém observações sobre a visualização do Webhook. O campo de fluxo deve ser associado ao autoatendimento em que o contato é submetido ao iniciar a conversa com a empresa. Já o campo “Conta de Serviço” deve ser preenchido com chave JSON baixada nas configurações realizadas no GCP. Veja:

Imagem 14 - Passo 14 - Canais
Imagem 15 - Passo 15 - Google Chat

Visualização de webhook e publicação de bot

Para visualizar o Webhook do canal, é necessário clicar em Editar pela coluna lateral de Ações e copiar o link no campo Webhook. Este link deve ser inserido no GCP e, após a inserção, é preciso selecionar a opção de permissão conforme a preferência e clicar em Salvar para finalizar e deixar o bot disponível para os usuários com domínio da empresa, inicialmente. Já para publicar o bot, é preciso visualizar as diretrizes e informações por este link para publicação em modo público.

Antes de iniciar o processo de publicação confira se o canal está funcionando normalmente. É necessário que as configurações sejam realizadas no mesmo projeto utilizado nos passos anteriores. 

A análise da solicitação para ativar a API e publicação tem um prazo de até 5 dias. O suporte do Google entrará em contato por meio do e-mail informado no processo.

Imagem 16 - Publicação de Aplicativos | Bot’s


Voltar para Manual de Configuração do Conecta

Voltar para Tela Administrativa

Voltar para Canais