7.1 - Grupo de Usuários

A configuração de Grupo de Usuários tem como objetivo a definição de permissões que os administradores poderão ter dentro da plataforma. Tal configuração é útil para que seja definido exatamente o que cada um pode editar, criar ou visualizar, tendo em vista a organização de cada empresa com os chefes, gestores e colaboradores que estão em treinamento, por exemplo.

Para criar essa divisão de permissões, é necessário acessar o menu Configurações - “Grupo de usuários”. Este grupo pode ser criado antes dos administradores, pois, posteriormente, é necessário apenas associá-los a divisão criada. Ao clicar sobre o menu indicado, a tela que aparecerá será a seguinte:

Imagem 1 - Grupo de Usuários

A tela exibe uma tabela dividida em colunas com o nome do grupo, se ele tem habilitada a permissão total, a caixa de seleção para facilitar a exclusão em massa e a coluna Ações para editar e excluir individualmente um grupo criado. Para criar um novo, utilize o botão de adição no canto inferior direito da tela. Ao clicar nesse botão, a área de cadastro surgirá. É onde se define nome, se há permissão total e a visualização por equipe. Para este último parâmetro, há um ícone de informação que explica o que é, conforme abaixo.

Imagem 2 - Cadastro de Grupo de Usuários

Se a permissão total não for ativada anteriormente, é preciso definir na tela de cadastro quais serão as permitidas, tendo em vista que estão separadas por cadastro, configurações, serviços e relatórios. Há ainda um botão de seleção geral e o contrário também, para facilitar. Armazene as definições feitas em Salvar.

Com os Grupos de Usuários criados, os administradores podem ser gerados e associados a eles para que tenham as mesmas permissões definidas.

Visualização apenas por equipe

Ao habilitar a visualização apenas por equipe, você pode conceder permissões para acompanhar equipes específicas. Por exemplo, é possível permitir que um administrador inserido no grupo de usuários exclua apenas os agentes que fazem parte da equipe comercial. Essa lógica é seguida em todas as permissões.

A seguir, listamos algumas permissões que são exceções a essa regra.

  1. Adicionar agentes: permite criar e inserir agentes em qualquer uma das equipes configuradas na plataforma. No entanto, após a configuração do agente, o administrador só poderá ver os agentes que pertencem às equipes às quais ele tem autorização.

  2. Adicionar administradores: permite criar e inserir administradores em qualquer um dos grupos de usuários configurados na plataforma. No entanto, o administrador só se tornará visível após a configuração se ele estiver inserido no mesmo grupo de usuários do colaborador que o configurou. Isso significa que o administrador só será visível para os colaboradores que pertençam ao mesmo grupo de usuários em que ele foi inserido.

  3. Relatórios: a regra mencionada será aplicada apenas aos relatórios que possuem o filtro de equipes. Nos demais, eles serão exibidos integralmente, independentemente do recurso de visualização apenas por equipe estar habilitado. Além disso, se a regra de visualização apenas por equipe estiver ativada, os valores relacionados ao autoatendimento não serão disponibilizados nos relatórios. Isso significa que as métricas ou informações específicas no autoatendimento não serão exibidas nos relatórios quando a restrição de visualização por equipe estiver em vigor.

  4. Visualizar informações de armazenamento: o usuário sempre visualizará o valor total no dashboard de armazenamento, independentemente de a opção "visualização apenas por equipe" estar habilitada ou não.

  5. Visualizar lista de arquivos de armazenamento por tipo: para esta opção habilitada, é possível visualizar todas as mídias na coluna de Ações. No entanto, ao utilizar o filtro localizado no canto superior direito do Dashboard, somente as mídias da equipe inserida no grupo de usuários serão exibidas.


Voltar para Manual de Configuração do Conecta

Voltar para Tela Administrativa

Voltar para Configurações