3.2.6.1 Importar Contatos a Partir de Arquivo CSV (mailing) no Call Center

Passo 1 - Acesse o menu Discador e clique em “Mailing” ou em “Campanhas”. Clique no botão “Importar”, escolha a opção A partir de arquivo CSV e clique em "Avançar".

Passo 2 - Configure:

  • Selecione o separador
    Selecione o separador do arquivo CSV (geralmente, os arquivos CSV são separados por vírgula ou ponto e vírgula).

  • Escolha o arquivo CSV
    Clique no botão “Abrir”, navegue até o local onde encontra-se o arquivo CSV e selecione-o.

Feito isso, clique em “Avançar”.



Passo 3 - O próximo passo é realizar um mapeamento das colunas do arquivo. É necessário informar para o assistente o que cada coluna detectada no arquivo significa. Em alguns arquivos CSV o DDD está em uma coluna separada do telefone. Por isso a função Importar permite mapear separadamente o DDD e o telefone.


Aviso | Campos obrigatórios

Há dois campos obrigatórios para avançar para o próximo passo: Nome e Telefone 1.


Informação | Mapeamento de informações

A cada contato, é permitido mapear até 10 telefones. Portanto, lembre-se: cada DDD com o seu próprio telefone (DDD1 com Telefone 1, DDD2 com Telefone 2 e, assim, sucessivamente).

Se for configurado um DDD2 para um Telefone 1, sem que haja DDD1 e Telefone 2, será apresentada uma mensagem e não avançará à próxima tela.


Feito isso, clique em "Avançar".



Informação | Caixa de seleção

A marcação da caixa de seleção à esquerda do nome da Coluna CVS é feita automaticamente quando o Campo correspondente é preenchido.


Passo 4 - O próximo passo é escolher quais contatos serão importados. Na figura a seguir, estão dispostos todos os contatos encontrados no arquivo, assim como os campos que foram mapeados e seus respectivos valores.

Por padrão todos os contatos vêm selecionados, mas é possível marcar e desmarcar os contatos manualmente (para isso, utilize a caixa de seleção localizada no início da linha referente a cada contato), bem como editar os valores de qualquer coluna (para isso, basta dar um duplo clique sobre o campo que se deseja alterar).

Após escolher os contatos que serão importados, clique em “Avançar”.



Passo 5 - O próximo passo é referente à vinculação dos contatos importados à uma campanha, se desejado. Após concluir as configurações clique em “Avançar”.


Configuração de conflitos de contatosConfiguração de campanhas
Se esta opção for marcada, todos os contatos já cadastrados que possuírem o telefone principal igual ao do contato que será importado serão atualizados com os novos dados.Caso necessário vincule os contatos importados a uma campanha. Se não existir campanha cadastrada ou se preferir criar uma nova, clique no botão "Criar campanha" (para mais informações sobre como criar uma campanha, consulte o tópico Cadastrar Nova Campanha).
Configuração de conflitos de contatos que já estão em campanhas

Há casos em que os contatos já participam da campanha para a qual será realizada a importação, possuindo um registro de atividade.

  • Voltar ao status padrão
    Se essa opção for selecionada, todos os contatos que estiverem vinculados à campanha indicada terão o status alterado para o padrão (receberão novas ligações da campanha), zerando o registro do contato em relação a esta campanha.
  • Manter mesmo status
    Se essa opção for selecionada, os contatos vinculados à campanha indicada não sofrerão alteração no status, ou seja, o registro do contato referente à campanha será mantido.



Informação | Contato já cadastrado

A chave utilizada para descobrir se o contato já está cadastrado é o Telefone Principal.



Passo 6 - Uma mensagem indicando a quantidade de contatos que serão importados será exibida. Se alguns desses contatos já estiverem na base de dados, o número de contatos importados será menor do que o apresentado no aviso.

Clique em “Ok” e a importação será iniciada. Se o processo for cancelado, todos os contatos importados até o instante do cancelamento serão mantidos. Se a importação for realizada com sucesso, cliquem em “Finalizar”.